Marketing


Em um mercado cada vez mais competitivo, o Plano de Marketing é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing. Algumas sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem “aos trancos e barrancos”. Mas outras tantas não sucumbem sem nem ao menos entender por quê.

Quando se fala em Marketing, muitas idéias podem surgir. Algumas pessoas se assustam, pois acreditam que Marketing é um privilégio, ou uma necessidade, apenas de grandes empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que fazer marketing se resume a distribuir panfletos ou, atualmente, ter um website e enviar mensagens constantes para um mailing list.

Esta forma limitada de ver o Marketing pode gerar muito desperdício de recursos, pois é grande o risco de investir em mercados inadequados, serviços desnecessários e ações promocionais ineficientes. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um empreendimento e transformar o sonho de uma vida em um pesadelo.

Então um Plano de Marketing é a garantia para o sucesso de uma empresa?

Não necessariamente, mas ele diminui muito as chances de errar, pois facilita a compreensão e implementação de ações adequadas ao seu mercado de atuação, captação de clientes, aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio. Além disso, o Plano permite analisar o mercado, e identificar tendências para se adaptar às constantes mudanças. Ou seja, por meio dele, você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir maior competitividade.

É importante ter consciência de que o Plano de Marketing não pode ser mais um documento que vai ficar guardado na gaveta. Ele é uma ferramenta de gestão que deve ser, regularmente, utilizado e atualizado. Toda sua equipe deve conhecer o Plano para compartilhar de seus objetivos e contribuir com a implementação das ações

Um Plano de Marketing segue, basicamente, os seguintes passos:

 
1º Passo – Análise da situação
2º Passo – Segmentação, seleção de mercado e posicionamento
4º Passo – Objetivos e Metas
3º Passo – Estratégias (Produto, Preço, Praça, Promoção)
4 º Passo – Plano de ações (Cronograma físico-financeiro)

O consultor trabalha junto com você para que seja construído o seu Plano de Marketing, de acordo com a sua realidade e expectativas. Ao final, você terá um documento que o auxiliará a levar para o dia-a-dia as estratégias definidas.

Vale lembrar que todo o processo deve ser norteado pela compreensão dos cenários atuais e tendências do mercado, para que seu posicionamento seja adequado em relação a ele. É importante ficar atento às transformações constantes, como oportunidades e ameaças, e, periodicamente revisar e avaliar os objetivos e metas, a fim de que sejam verificadas e atualizadas, garantindo a sua competitividade e, conseqüentemente gerando mais lucros, empregos e o sucesso do seu empreendimento.